Warren Buffett’s Berkshire Hathaway vendeu ações de bancos para comprar uma empresa de mineração de ouro, o que indiretamente elevará o preço do Bitcoin, dizem os investidores.

Berkshire Hathaway, o conglomerado de 503 bilhões de dólares liderado por Warren Buffett, vendeu a Goldman Sachs para uma empresa de ouro canadense, a Barrick Gold. Max Keiser, o fundador da Heisenberg Capital e um dos primeiros investidores da Bitcoin, diz que poderia ajudar a impulsionar a BTC para $50.000.

A apresentação trimestral da Berkshire Hathaway mostra que Buffett aparou sua posição na maioria dos grandes bancos, informou a Fortune em 15 de agosto. A empresa vendeu uma grande parte de suas ações no JPMorgan Chase, Wells Fargo e PNG.

O que a decisão de Buffett de entrar numa posição de ouro sobre os bancos mostra sobre Bitcoin

A decisão de Buffett de fechar completamente a posição da Berkshire no Goldman Sachs segue a segunda maior receita comercial trimestral de sempre do banco, de 13,3 bilhões de dólares. Sugere que Buffett não se sente confortável em apostar muito na indústria bancária no longo prazo.

Em vez disso, Buffett comprou uma única ação na Barrick Gold, cujas ações refletiram a do ouro na maior parte do ano de 2020. A empresa é uma empresa de mineração de ouro sediada no Canadá, que registrou um aumento de 45% no ano até agora. Após o investimento da Berkshire, as ações subiram 8,11% nas negociações após o horário comercial.

Max Keiser, um ávido investidor da Immediate Edge que investiu em empresas como Kraken e Bitfinex, acredita que o investimento em ouro da Buffett poderia beneficiar a Bitcoin. Ele disse que o sentimento positivo em torno do ouro implica uma maior valorização para a Bitcoin, que alguns consideram como „ouro digital“. Keiser disse:

„O negócio global de gestão de fundos de 100 triliões de dólares é menos de 1% investido em ouro. Com o Buffett a passar agora para o Ouro. Espere uma alocação global de 5% AU min. Implica 5.000 dólares de Ouro. Espera uma alocação global de 1% BTC ($1 trilhão de dólares). Isto implica em $50.000 para o Bitcoin PTJ espera um aumento de 10%“.

Um antigo gestor de carteira de acções L/S e fundador do Fundo Ikigai, Travis Kling, fez eco de um sentimento semelhante. Referindo-se à declaração céptica de Buffett em 1998 sobre o ouro, dizendo que não tem utilidade, disse Kling:

„Hoje foi anunciado que a Berkshire Hathaway acabou de comprar as suas primeiras acções de ouro de sempre. As razões são auto-suficientes neste momento. No caso de você estar se perguntando como serão os próximos anos para Bitcoin, este foi Buffett sobre o ouro em 1998“.

A BTC tem mostrado alguma correlação com o metal precioso nos últimos tempos

Embora o Bitcoin tenha superado o ouro desde abril, a tendência de preços entre o ouro e o BTC tem mostrado alguma correlação. Os dados da Skew mostram que os dois ativos têm aumentado em conjunto ao longo dos últimos quatro meses.

O rally simultâneo de Bitcoin e ouro desde o crash do mercado global no final de março sugere que mais investidores estão começando a considerar o BTC como uma loja de valor.

Mais recentemente, a MicroStrategy, um conglomerado de inteligência de $1,4 bilhões, comprou 250 milhões de dólares de Bitcoin. A empresa disse que a BTC iria actuar como o principal activo de tesouraria da empresa, reconhecendo a Bitcoin como uma loja de valor e um potencial activo seguro.